Sobre Nós

O Acolher Instituto promove capacitação para educador infantil e cuidador de idoso, apoiando pessoas a se inserirem no mercado de trabalho para que promovam mudanças sociais em suas vidas, seus entornos e suas comunidades.

Nosso principal objetivo é inspirar e educar os alunos e incentivar a empregabilidade e/ou empreendedorismo, através da capacitação multidisciplinar, colaborando para que essa transformação aconteça.

Contamos com vários profissionais especializados em diversas áreas da psicologia, meio-ambiente, pedagogia, fonoaudiologia, nutrição, psicopedagogia e gerontologia, que atuam em projetos que atendem as necessidades da comunidade.

Fazemos isso desde 2005 com um olhar humanizado para atender demandas social e demográfica no município de Guarulhos com workshops, palestras e cursos pagos e gratuitos. A instituição não tem finalidade lucrativa e se autossustenta através da venda de cursos. A capacitação gratuita acontece através dos programas sociais em parceria com empresas e doadores voluntários.

Fazemos articulação de parcerias com empresas e instituições, através do programa Acolher Mais (acesse), possibilitando que nossos alunos tenham acesso a condições diferenciadas para continuarem seus estudos, potencializarem a própria empregabilidade e, consequentemente, se inserirem no mercado de trabalho.

O Acolher Instituto representa a causa do idoso no município de Guarulhos, contribui para conscientização e engajamento da sociedade, oferece curso de capacitação para cuidadores de idosos, promove ações para capacitação gratuita através dos programas que administra como:

Temos compromisso com a transparência e disponibilizamos em nosso site relatórios administrativo, contábil e demais prestação de contas necessárias.

Missão

Contribuir para a empregabilidade e inserção no mercado de trabalho, qualificando pessoas para atender as demandas sociais.

Visão

Ser uma instituição de referência na formação e intermediação de profissionais dedicados à educação e ao cuidado.

Valores

  1. Princípios éticos Cristãos;
  2. Comprometimentos com resultados;
  3. Transparência nos relacionamentos;
  4. Articulação de convênios e parcerias;
  5. Atenção às necessidades sociais e suas mudanças no decorrer do tempo;
  6. Dedicação, respeito, e solidariedade para com todos os públicos envolvidos;

Se você se identifica com a nossa causa, pode apoiar o programa social da sua escolha através de doação. Conheça o nosso trabalho!

Estatuto

Baixe o nosso estatuto clicando no texto abaixo:

Baixar Estatuto.

Acolher Instituto Equipe
Zina Costa Presidente e Fundadora

Sobre a Nossa Presidente e Fundadora

Acreditando que todas as pessoas podem e devem contribuir para a construção de um mundo melhor, em julho de 2007 fundei o Acolher Instituto de Desenvolvimento Humano e Organizacional, na cidade de Guarulhos/SP.

Tenho 60 anos, sou psicóloga e desde muito jovem me envolvo em problemas sociais. Durante vários anos trabalhei como voluntária em projetos sociais e fiz parte do corpo diretivo de uma ONG cuja atenção estava voltada para serviços em instituições de abrigo para idosos e famílias carentes. Auxiliava na concepção e promoção de eventos beneficentes.

Minha trajetória profissional, anterior ao trabalho social no Acolher, pode se resumir a gestão em várias áreas, tanto na indústria, quanto no comércio, conciliando processos e condução de pessoas. Essa experiência, me habilitou a contribuir com o desenvolvimento de competências profissionais e de relacionamento inter-pessoais, daqueles que eram meus colaboradores, e essa prática foi a minha base para o alcance de novos desafios.

A faculdade de psicologia surgiu na maturidade, já aos meus 40 anos, como resultado de uma reflexão que ainda hoje é muito atual – me preparar para o trabalho autônomo, quando o mercado (devido a idade que aumentava) já não tivesse oferta de emprego. Durante o curso, me chamava a atenção que as pessoas que se propunham a cuidar de outras, sobretudo das crianças; contavam somente com a boa vontade e a sua experiência pessoal, o que já é bastante, mas faltava um algo a mais que abrangesse alguns conhecimentos técnicos e específicos sobre os cuidados com as crianças e de que maneira o cuidador poderia colaborar mais efetivamente no desenvolvimento saudável dessas crianças.

Acreditei que era, e é possível capacitar essas pessoas que se dispõe a essa importante tarefa. Acredito que o trabalho de formação de um cidadão consciente, participativo e colaborativo começa desde o primeiro dia de vida e jamais termina. Iniciei um projeto, ainda como estágio na faculdade, que depois evoluiu para um trabalho permanente. Trabalhando com um grupo de pais, e apoiado em uma literatura sobre a importância do afeto e de limites na educação, realizei o projeto “Crianças, é preciso mais que amor”. Assim nasceu e cresceu a ideia de apoiar e desenvolver competência nos pais e no cuidador de crianças.

Com a escuta e percepção desse público, e a valorosa colaboração da minha filha, que é pedagoga, construímos o nosso primeiro curso a várias mãos (11 áreas do conhecimento), o curso de berçarista. Por interesse do próprio grupo de berçaristas, desenvolvemos um novo curso sobre recreação, com atenção voltada as vivências lúdicas das crianças em ambiente escolar. E de lá para cá o trabalho tem tido continuidade e muito boa receptividade. Caminhamos para a sexta dezena de cursos oferecidos para esse público. Atualmente, oferecemos uma capacitação completa, para educadores da primeira infância.

Conscientes de que a população brasileira envelhece e que envelhecer é uma consequência dos que são abençoados por Deus com uma vida longa, minha preocupação atual volta-se para o público que se encarrega de cuidar desses “abençoados” da melhor maneira possível. O curso de cuidadores de idosos, fornece conhecimento, técnicas e promove um cuidar humanizado, além de apoiar e orientar as famílias, que se preocupam em oferecer um envelhecimento ativo e digno para os seus queridos.

O Acolher está pautado na crença de que Deus tem um propósito para cada pessoa, e que nos criou para servimos, uns aos outros, com nossas habilidades individuais. O Senhor nos capacita para a trajetória para a qual nos confiou. Somos cristãos, e difundimos os valores que temos aprendido através do evangelho de Jesus Cristo.

Convido você que se identifica com esses valores e com a visão do Acolher a se juntar a nós.

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”. Romanos 11:36

Transformação Social

Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Acolher Instituto busca promover transformação social nos quatro objetivos indicados abaixo, através de capacitação de educadores infantil e cuidadores de idosos da base da pirâmide populacional, contribuindo para a empregabilidade dos profissionais e promovendo saúde e bem-estar do idoso.

Fazemos articulação de parcerias com empresas e instituições, através do programa Acolher Mais, possibilitando que nossos alunos tenham acesso a condições diferenciadas para continuarem seus estudos, potencializarem a própria empregabilidade e, consequentemente, se inserirem no mercado de trabalho para que promovam mudanças sociais em suas vidas, seus entornos, nas famílias dos beneficiários de seu trabalho e nas suas comunidades.

O Acolher Instituto representa a causa do idoso no município de Guarulhos, contribui para conscientização e engajamento da sociedade, promove ações sociais através de parcerias para capacitação gratuita e através dos programas que administra como Acolher Idoso, Dança Sênior, #VaiAcolherComAmor, Adote um Cuidador, Selo Amigo da Pessoa Idosa.

Nossos Professores

Zina Costa

Zina Costa

Zina Costa é psicóloga, empreendedora social, CEO do Acolher Instituto, idealizadora do curso multidisciplinar de Cuidador de Idosos da instituição, cuidadora de idosa portadora de Alzheimer, coordena o Fórum Popular da Pessoa Idosa de Guarulhos, participa como convidada no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e representa a sociedade civil na Comissão de Políticas […]

Cristiane Balchuna Pavan

Cristiane Balchuna Pavan

Idealizadora dos cursos da área da Educação Infantil para capacitação no berçário; Coordenadora Pedagógica e Docente do Acolher Instituto desde 2005; 20 anos de atuação como Profª de Educação Infantil da rede particular e pública. Formada no Magistério; graduada em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (UnG); Pós graduada em Educação Musical pela Faculdade Campos Elíseos […]

Daiele Zunarelli

Daiele Zunarelli

Arte-educadora há mais de 20 anos, contadora de histórias especialista em literatura infantojuvenil, profª de Educação Física, Expressão Corporal, Teatro, Dança Educação e Ballet especialista em desenvolvimento motor. É proprietária da D Artes e Cultura, empresa especializada em cursos de capacitação de educadores e confecção de materiais pedagógicos para educadores. Possui licenciatura em Educação Física […]

Bruna Ida do Amaral Silva

Bruna Ida do Amaral Silva

Colaboradora da casa desde 2017 | Coordenadora de eventos recreativos e corporativos desde 2009 | Palestrante | Licenciada em Educação Física e Especialista em Recreação e Lazer, ambos pelas Faculdades Metropolitanas Unidas | Estudante de Pedagogia pela Univesp. Cref 123576-G/SP [...]

Ariadnes Silva

Ariadnes Silva

Pós Graduanda em nível de especialização em Nutrição Humana Aplicada e Terapia Nutricional pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição – IMeN e Graduação em Nutrição pela Universidade São Judas Tadeu – USJT . Atualmente trabalho como Nutricionista Ambulatorial no CREN- Centro de Recuperação e Educação Nutricional com atendimentos de crianças e adolescentes com subnutrição e […]

Parceiros Institucionais